quarta-feira, 20 de maio de 2015

Hóspede da Sabedoria

O hóspede pode até nos ajudar em alguma coisa, mas não nos ajudará em tudo, pois ele não está conosco todas a horas, por esse motivo é que Jesus disse a outra frase, ou seja, ele disse " guarda o que eu digo que eu vou estar com você pra sempre" portanto, quando Cristo é morador de nosso coração podemos dizer que não tem tempo ruim, pois ele vai estar conosco, vai vir sempre nos ajudar. Um hóspede pode não chegar a tempo porque pode estar longe, e ocupado com outras coisas, já o morador chega a tempo de fazer o que necessita.... enfim, Cristo no teu coração é hóspede ou morador?

O Hóspede da Sabedoria foi criado para nos dar a possibilidade de refletir sobre muitos assuntos em nossa casa, com nossa família. Ele levará muitos valores para dentro dos corações que quiserem hospedá-lo. Assim como faz Jesus em nossas vidas. O hóspede vai passar por sua casa para lembrá-lo dos ensinamentos do nosso maior Mestre e nos levando ao diálogo em família.”

Os estudantes do Contraturno trabalharam bastante para pesquisar palavras, imagens, provérbios e frases de sabedoria que o Uil (coruja num dialeto africano) levará para as casas. Trabalharam ainda na criação do mascote. Veja como ficou:










































sexta-feira, 15 de maio de 2015

Maria, mãe de todas as raças

A turma do Contraturno durante a semana que antecedeu o dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio,  pode conhecer um pouco das Marias de nosso colégio. Digo Marias, pois elas trazem Maria no nome e o exemplo da mãe de Jesus no coração. Eles entrevistaram pessoas que trabalham diretamente com elas e a partir das respostas da entrevista puderem identificar quais valores se assemelham aos da Mãe de Jesus.

Estas Marias foram escolhidas não só por terem o mesmo nome que a mãe de Jesus e sim por falarem SIM pra vida, para a missão de servir a Deus através de seus gestos, de suas escolhas.

Marcaram horário com funcionários do colégio que trabalha diretamente com elas e depois identificaram valores preciosos aos nossos olhos e aos olhos de Deus.

Em nosso momento de oraçao tivemos a oportunidade de homenageá-las e coroar suas qualidades.

Jamila falou sobre a Rita Maria, ela nos disse que ela tem um coração de mãe. É acolhedora, carinhosa e muito prestativa. Elas percebem claramente o quanto você é atenciosa com as pessoas independente da idade delas. Rita Maria, pra nós do Contraturno você é exemplo de Maria, pois seu sim nos ensina a sermos mais amorosos, assim como foi a mãe de Jesus.

Ricardo nos falou sobre a Ana Maria, ele nos disse que ela é dedicada e competente em tudo que faz. Elas percebem que você está sempre preocupada para que tudo de certo e é muito atenciosa com os jovens. Ana Maria, pra nós do Contraturno você exemplo de Maria, pois seu sim nos ensina a nos colocarmos a serviço, assim como fez a mãe de Jesus.

Lia nos falou sobre a Maria de Fátima, nos disse que é um privilégio conviver com ela. Tem um coração que mal cabe no peito de tão grande. É muito organizada, criativa e caprichosa. Maria de Fátima, pra nós do Contraturno você é exemplo de Maria, pois seu sim nos ensina a doação e a caridade, assim como viveu a mãe de Jesus.

O nosso diretor Izaltino nos falou sobre a Irmã Neuza Maria, ela é uma pessoa humana, alegre e transparente. Sabe acolher as pessoas com carinho, ajuda quem precisa e partilha o conhecimento sobre a vida. Irmã Neuza Maria, pra nós do Contraturno você é exemplo de Maria, pois seu sim nos ensina a ter fé e disposição para fazer o bem, assim como teve a mãe de Jesus.

Singlair nos falou sobre a Cleuda Maria, e nos contou que é muito bom conviver com ela porque você está sempre feliz. Que dá pra contar com você sempre e que você faz o tem que ser feito com responsabilidade. Cleuda Maria, pra nós do Contraturno você é exemplo de Maria, pois seu sim nos ensina a caminhar junto, assim como caminhou a mãe de Jesus.

  


  







domingo, 10 de maio de 2015

Leitores, sonhadores, viajantes...da literatura

Quanto mais oportunidades a criança tiver de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve.
Essas leituras, sejam elas um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal, uma reportagem ou até uma trova popular são experiências fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente necessidade da leitura.
Mesmo quando este leitor é uma criança, que não domina a escrita, é importante que esteja inserido em um ambiente cujo gosto pela leitura é apreciado, partilhado e usufruído em comum, para que desta forma também desenvolva o quanto puder as habilidades da leitura.
E nós somos privilegiados por ter um espaço tão maravilhoso e convidativo para exercitarmos o hábito da leitura. A Biblioteca Rui Barbosa foi reinaugurada e está linda de viver! O Contraturno tem seu horário marcado, todas as segundas feiras...nos outros dias, qualquer cantinho pode se tornar um lugar perfeito.