segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semeando flores no jardim da vida


"A todos os que sofrem e estão sós, daí sempre um sorriso de alegria. 
Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração." 
Madre Teresa de Calcutá



Hoje foi um dia muito especial para a turma do Contratruno 3º ao 5º. Nosso desejo de solidariedade transcendeu e foi ao encontro de outros corações.
Bem cedinho, acompanhados dos coordenadores Tânia e Ricardo, nossa turma já se armazenava de toda a energia e alegria necessárias para visitar à casa das irmãs salvatorianas idosas. Nosso objetivo era reconhecer o trabalho feito por elas em prol de nossa comunidade e levar o que temos de sobra: alegria de criança e esperança.
Levamos flores, cupcakes, muito carinho, apresentamos uma linda canção, recitamos frases de Madre Teresa e podemos ouvir um pouco de suas lindas e ricas histórias de vida. 
Depois, para alegria de todos, fomos convidados a conhecer a casa, a horta e o pomar.

Como bem citou Madre Teresa: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."


Se o amor é o combustível da vida fica fácil compreender que as queridas irmãzinhas, que hoje têm idade de 73 a 91 anos, possam ter tanta vitalidade, sabedoria e amor pra nos oferecer.


Saber que o nosso pouco foi capaz de emocioná-las e ao mesmo tempo fazê-las tão feliz, nos faz acreditar que "tudo vale a pena se a alma não for pequena.


E assim seguimos semeando flores nos jardins da vida!























quinta-feira, 9 de abril de 2015

Discípulos de Madre Teresa

Estamos na reta final do nosso projeto "O mundo muda se a gente se ajuda". Está semana Madre Teresa foi nosso modelo inspirador. Sua disposição, seu coração humilde e generoso foram qualidades identificadas no conhecimento de sua história de vida.


Hoje em nossa aula sobre voluntariado tivemos o prazer de entrevistar e conhecer um pouco do trabalho realizado pela Maria de Fátima, funcionária aqui do colégio.
Os estudantes fizeram várias perguntas sobre o seu projeto, que consiste em levar refeições e ajuda com medicamentos à moradores de rua de Florianópolis e também semear o amor de Deus em seus corações.
O João Vitor foi muito feliz em citar Madre Teresa de Calcutá dizendo que o que a Fátima faz é uma gota no oceano, mas sem essa gota o oceano seria menor. Já são 15 anos de dedicação e doação de seu tempo e seu amor em favor dos irmãos carentes. Muitas destas pessoas ajudadas por sua família já tiveram suas vidas transformadas e hoje vivem em outra realidade, isso ela nos contou com muita alegria e emoção.
Se compadecer pela dor do outro, por suas necessidades, sejam elas de comida ou de afeto é ser de fato, um bom samaritano, um missionário de Jesus, de Madre Teresa, do Papa Francisco e de tantos outros que pararam, olharam, se compadeceram e fizeram algo para mudar a vida de pessoas necessitadas. Uma pena que estas notícias não viram manchetes de jornal! :(

E você? O que tem feito?

Nós, aqui do Contraturno estamos depositando a nossa gotinha no oceano. Amanhã traremos mantimentos para ajudar a Fátima em sua nobre missão e também vamos colocá-la em nossas orações para que ela possa continuar junto de seu esposo e filhos esse lindo trabalho por amor a Deus e em favor dos irmãos. O João Antonio encerrou a entrevista com um agradecimento: "Obrigada Fatima, você é um modelo inspirador para nós. No futuro, quem sabe a gente possa fazer o mesmo que você!". E ele nem se deu conta de que o futuro começa amanhã!

À Fátima dedicamos a nossa mais bela canção" Raridade"

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair








Direitos do coração

Dinâmica dos degraus

Após assistir ao vídeo “Direitos do coração” Jonas e Lisa pedi às que as crianças refletissem sobre “O que é mais importante na sua vida”?
2    Depois pegaram uma folha de papel e a dividiram em 3 partes, no sentido do comprimento.
4   Em seguida solicitei que fossem escritas 3 palavras que correspondesse a um valor importante de sua vida.
5    Enquanto isso, a parede do pátio foi marcada desenhando os degraus de uma escada.
6   Quando todos terminaram, pedi que cada participante fosse até os degraus e colocasse uma tira com a palavra escrita em cada degrau, em ordem decrescente de importância.
Enquanto colavam puderam justificar os motivos de sua escolha.
Refletir sobre o que temos de valor na vida é muito importante, valorizar o que se tem é essencial!






O vídeo “Direitos do coração” Jonas e Lisa está disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=lp5yRM0zOCw


domingo, 5 de abril de 2015

Por uma Páscoa de valor


Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. Na grande festa da Páscoa existe uma grande diversidade de valores: ela nos reúne, nos ajuda a criar laços, nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do outro e a sermos mais humanos, amigos e solidários.
Por este motivo a ideia do amigo secreto...um abraço gostoso e um desejo de que a Páscoa acenda nos corações a chama do amor, traga a doçura das relações carinhosas e justas, e seja recheada de bondade e solidariedade. Para acompanhar o bolo no pote, os estudantes aplicaram os 3Rs e reutilizaram embalagens de ovos para fabricar mimos recheados de palavras doces e presentear funcionários, colegas e familiares. 
Nesta Páscoa nós valorizamos também a reflexão e meditação, principalmente sobre a Ressurreição e a Paixão do Senhor. Diz o apóstolo Paulo que “se Cristo não ressuscitou vã é a nossa pregação e a nossa fé” (I Cor 15,14). Toda a nossa fé parte do grande marco da Ressurreição.
Tenham todos uma FELIZ PÁSCOA!